Tudo na vida gira em torno das necessidades mais básicas de cada um. E ultimamente parei para observar a boa vontade das grandes empresas na criação de embalagens cada vez mais úteis à vida do ser humano. Uma latinha de massa de tomate, hoje em dia, pelo menos a da marca Elefante, vem com as bordas alisadas e com tampa a vácuo. Isso quer dizer que podem ser reaproveitadas como caneca e se bem pintadas por um artesão, viram guarda-temperos, porta-lápis e canetas e ainda tem gente que põe uma alcinha para servir de caneca para pescador ou para quem acampa. Ficam lindas!
A embalagem do leite longa vida serve de marmita para algumas empresas que dão comida para o povo de rua. Funciona como algo descartável e a pessoa que come só tem que jogar no lixo e dessa forma outros virão e recolherão aquele material que será reciclado e transformado em alguma outra coisa útil. É o caminho da reciclagem solidária. E tem mais, essas embalagens servem também como vasos para pequenas mudas e com isso, a facilidade para o plantio, direto na terra. A muda quase não sofre e tende a crescer mais saudável.
Garrafas pets, as princesas das embalagens. Servem para quase tudo, artesanato, móveis, casas e inúmeras outras possibilidades.
As próprias sacolas plásticas, tão causadoras de polêmicas, servem como embalagem para lixo, meias para usar com tênis nas enxurradas, luvas de emergências e por incrível que pareça, foram as responsáveis por um ambiente doméstico menos sujo, nas classes mais pobres e é através delas que conseguimos saber como é o lixo das grandes cidades. As sacolas plásticas não são culpadas pelo mau uso que fazem dela. São as pessoas que transformam as embalagens em úteis ou em vilãs.
Quem joga mais comida fora, quem joga mais papel, mais plástico, mais lata e etc. O pobre não joga comida fora e sim todo material que não pode ser reciclado. O rico joga tudo no lixo.
O tema embalagem é de uma delicadeza sem par. Através da embalagem, a empresa diz a que veio. A Kibon e seus maravilhosos potes de sorvete que servem para guardar sobras de comida, mandar provas para as vizinhas e parentes, fazer iogurte, plantar temperos, servir de marmita, como vasilha para água dos animais de estimação, como um lindo nécessaire para guardar costuras, depois que uma hábil artesã a transforma. Enfim, idéia é o que não falta.
Sacos de leite servem para fazer cortinas e bases para panos de chão. Latas de panetone viram latas de biscoitos e porta-trecos para crianças bagunceiras.
O pote de margarina Qualy já está sendo transformado em uma linda bolsa de mão, vasilha para guardar restos de comida, sobremesas para ofertar às amigas e como embalagem para sabonetes e esponjas para viagem.
Caixa de sapatos para guardar até documentos. Caixas de papelão servem para abrigar pessoas e animais nas ruas, proteger outros tipos de materiais.
Existem tantas embalagens que além de poderem ser recicladas podem antes, servir para tantas outras coisas e todos saem ganhando.
Parabéns a todos os criadores de embalagens por prestarem um serviço social, artístico e humanitário a todos os seres do mundo. Gente e animais se beneficiam o tempo todo da boa vontade de todos os criadores e donos de empresas que se predispõem a dar o melhor do que possuem.
Obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário