
Hoje, assistindo ao programa Mais Você da Ana Maria Braga, ouvi uma frase que ela disse ser do Dalai Lama: só existem dois dias no ano em que você não pode fazer nada pela sua vida: ontem e amanhã. E essa frase me fez lembrar de uma conversa que ouvi de uns amigos que têm uma família que mora no interior de Minas Gerais. Essa família interiorana tem uma fábrica de roupas e aproveita tudo que sobra do tecido. A porta do banheiro é feita de várias tiras de pano deixando espaços enormes entre uma e outra, de modo que quem está usando o mictório estará sendo visto, com certeza. A casa só tem a porta da frente, na cozinha não puseram nenhuma. E o que eu achei o máximo é a "customização" das Havaianas do tio desse meu amigo quando elas de tanto uso, soltam as tiras: quando é nas laterais, ele costura e quando é entre os dedos, ele põe uma uma tira de pano, costura e faz um bolinho de tecido e introduz no espaço na base do chinelo e segue em frente. Agora, o que me fez rir foi com relação às calças compridas que os sobrinhos da cidade grande manda para esse tio. Ele é magro, tipo manequim 40 e os sobrinhos vão do 40 ao 58 e todas as calças o velho usa com as benditas tiras de tecido, ele faz um cinto e vai para tudo quanto é lado com as doações. O que eu achei legal, foi a forma de como ele leva a vida. Pois, vejam só, ele tendo uma fábrica de roupas, seria certo que ele transformasse as calças para o manequim dele e não amarrar um pedaço de tecido e sair por aí. Mas o velho não esquenta a cabeça com nada, tem condições de ter uma bela casa, roupas maravilhosas mas escolheu viver com o básico da matéria sem invadir sem necessidade, o formato estético de cada coisa que chega até sua mão.

Na sua casa de chão batido, com a companhia até de escorpiões, aranhas e tantos bichos perigosos, nunca teve qualquer problema com qualquer um deles. Ultimamente, descobriu que o número de escorpiões diminuiu e veio a descobrir que as galinhas estão detonando com as feras. Ele não se meteu nessa briga, a natureza que se ajuste.
Porém, quando o assunto é alimentação, a fartura é grande. O café da manhã tem pernil de porco, pão feito na hora, café, ovos, frutas, aipim, batata-doce, inhame, rapadura, farinha e etc. Tudo para ser feliz hoje e não pensar no amanhã. Sem chances (risos).
À todas as pessoas que buscam antes de mais nada, o ar puro e a paz para estar nesse mundo.
Um Natal com muita harmonia!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário